DestaqueMúsica

Morre o cantor e compositor João Gilberto, pai da Bossa Nova, aos 88 anos

O cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6) aos 88 anos. A informação foi feita por um de seus filhos, João Marcelo Gilberto, através de seu Facebook. “Meu pai faleceu. Sua luta foi nobre e ele tentou manter sua dignidade mesmo perdendo sua soberania. Agradeço à minha família (meu lado da família) por estar lá com ele, e Gustavo por ser um amigo de verdade para nós, e cuidar dele como um de nós. Por fim, gostaria de agradecer a Maria do Céu por estar ao seu lado até o final. Ela era sua verdadeira amiga e companheira”, escreveu, sem confirmar a causa da morte.

Baiano, radicado no Rio de Janeiro, João Gilberto nasceu no dia 10 de junho de 1931 na cidade de Juazeiro. Chegou à Cidade Maravilhosa aos 28 anos e participou das gravações de “Canção do Amor Demais” (1958), seminal álbum de Elizeth Cardoso com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Entre as duas faixas que registrou seu violão estava nada menos que “Chega de Saudade”. Foi o suficiente para cair nas graças de nomes como o próprio Tom Jobim e Dorival Caymmi. Não tardaria para gravar seu próprio compacto de 78 rotações que trazia suas versões para “Chega de Saudade” e “Bim Bom”.

Em 1959 gravou outro compacto de 78 rotações com mais um clássico: “Desafinado”, de Tom e Newton Mendonça, e “Hô-bá-lá-lá”, de sua autoria. Poucos meses depois chegaria às lojas seu primeiro LP “Chega de Saudade”, tido como a bíblia da Bossa Nova mundo afora. Como escreveu Tom Jobim na contracapa do disco, em pouquíssimo tempo, João influenciou toda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores.

Consagrado mundialmente como o “pai da Bossa Nova”, foi considerado o segundo maior artista brasileiro de todos os tempos, de acordo com a revista Rolling Stone Brasil –, perdendo apenas para Tom Jobim.

Nos últimos dias foi publicado no Instagram de sua neta Sofia, de apenas 3 anos, um raríssimo clique de João Gilberto ao lado da namorada, a moçambicana Maria do Céu Harris. Na legenda da foto, na conta, que é administrada por Adriana Magalhães, mãe da criança, ela escreveu: “Vovô e Vovó Maria do Céu hoje pela manhã. Sempre lindos. Amo vocês”

Recentemente, a vida particular de João Gilberto foi exposta quando João Marcelo deu entrevista ao jornal O Globo, em abril, alegando que a cantora Bebel Gilberto, outra filha do cantor, estava usando o dinheiro do pai em benefício próprio: “Ele se sente um prisioneiro, a Bebel só dá R$ 1 mil por semana. Ela está roubando todo o dinheiro do meu pai, vivendo que nem uma rainha. Cortou o orçamento dele para pedir comida no restaurante Degrau (no Leblon), o que ele fazia há anos. Bebel me excluiu completamente, e está espalhando muitas mentiras sobre mim e a minha família. Eu estou conversando com meu pai todo dia, e ele me deu permissão para falar. Avisei: ‘pai, vou falar horrores para a imprensa’, e ele disse para eu fazer isso mesmo. Meu pai me chama de ‘John Junior’, eu sou como ele, reservado. Nunca quis estar nos holofotes, mas preciso falar”, disse João Marcelo, que é produtor musical em Nova Jersey.

 

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar