DestaqueMúsica

‘Racional’, trilogia polêmica de Tim Maia, chega às plataformas digitais

Carmelo Maia, filho e administrador da obra, disponibilizou em streaming três volumes da fase influenciada por doutrina controversa

Discos da fase polêmica de Tim Maia estão disponíveis em streaming

A trilogia Racional, de Tim Maia, chega às plataformas nesta sexta-feira (22).

Apesar da demora, Carmelo Maia, filho e administrador da obra de Tim,disponibilizou em streaming os três volumes da época polêmica do cantor. Até o momento, haviam disponíveis apenas algumas faixas de coletâneas.

Agora, os fãs podem curtir músicas incríveis como Imunização Racional (Que Beleza)Bom SensoRational CultureNação Cósmica e O Caminho do Bem.

Tim Caretão

Na metade dos anos 70, Tim Maia largou as drogas e se converteu a uma doutrina filosófico-religiosa. A Cultura Racional divulga até hoje as ideias escritas pelo carioca Manoel Jacintho Coelho nos livros Universo em Desencanto.

Foi um período curto na vida do artista que gerou dois discos temáticos lançados pela própria gravadora de Tim, a Seroma (palavra “amores” ao contrário e abreviação do próprio nome, “Sebastião Rodrigues Maia”). O som daquele momento é um funk soul da mais alta qualidade registrado por uma voz poderosa e límpida, mas as letras foram transformadas pela devoção à Cultura Racional.

Na faixa samba-soul Universo em Desencanto, por exemplo, Tim ensina: “Da planície racional, uns desceram sem razão, quando o sol começava. Nasce o homem e a mulher, da rezina e da goma, quando o mar começava…”

Porém, depois, Tim achou que a ideologia era enganação e mandou destruir os milhares de discos da fase, tornando o material em vinil raridade. E, após o término da “parceria”, o compositor retomou o antigo estilo de vida e música.

Vinil raro de Tim custa fortuna na web

Vinil raro de Tim custa fortuna na web

Reprodução/CD

Apesar do desgosto do cantor pelos trabalhos, a partir dos anos 90, as obras foram redescobertas por colecionadores e DJs. Hoje em dia, os vinis originais ainda valem uma fortuna na internet, principalmente, porque não foram oficialmente relançados.

Tim Maia morreu em 1998. Já os discos da época Racional foram angariando uma legião de admiradores pelo mundo. E o número continua crescendo. Dessa forma, os volumes 1 e 2 apareceram pela primeira vez em CD, em 2006. Cinco anos depois, um terceiro álbum póstumo foi construído a partir de achados musicais de estúdio.

Enfim, nesta sexta-feira (22), os fãs podem curtir nas plataformas os discos Racional do mestre Tim Maia.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar