Destaque

Coronavírus: WhatsApp lança conjunto de figurinhas com recomendações sobre prevenção da doença

WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, lançou no Brasil nesta quinta-feira (dia 12) um pacote de 11 figurinhas que traz orientações sobre a prevenção ao coronavírus. As ilustrações que podem ser compartilhadas entre os contatos trazem recomendações como “Lave bem as mãos”, “Desinfete os objetos usados”, “Evite tocar nariz, bocas e olhos”, “Fique informado”, “Toca aqui… Não pera”, entre outros.

— Temos trabalhado com os órgãos de saúde para fornecer maneiras simples para os cidadãos receberem informações precisas sobre o vírus — afirmou Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas de Mensageria Privada na América Latina.

Foto: Divulgação

A ilustração é assinada pela designer paulistana Ana Cattini, de 26 anos. Ela acredita que as figurinhas podem ajudar a simplificar a linguagem técnica sobre a canais de contaminação da doença. Além disso, o aplicativo tem sido cada dia mais usado para comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes, por exemplo.

— Compartilhar conteúdo de uma maneira menos técnica sobre as formas de prevenção do coronavírus faz com que tenhamos um alcance maior, evitando o compartilhamento de fake news — ponderou a coordenadora do Núcleo de Multimídia do Ministério da Saúde, Ana Miguel.

Projetado para ser uma plataforma de comunicação privada para famílias e amigos, o WhatsApp hoje conecta dois bilhões de pessoas em todo o mundo. A plataforma informou que a iniciativa faz parte do combate às mensagens virais e às falsas informações.

No ano passado, o aplicativo já reduziu o número de conversas que podem receber uma mensagem encaminhada ao mesmo tempo para apenas cinco, e introduziu os rótulos ‘encaminhada’ e ‘altamente encaminhada’ para identificar mensagens compartilhadas várias vezes. A empresa também recomenda que os usuários verifiquem os fatos em fontes oficiais e confiáveis antes de compartilharem mensagens recebidas.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar